ALENBIO

O blogue da cultura e das culturas. Da cultura de quem vive e sente o pulsar da Terra. E das culturas que vivificam a terra e o sonho de quem de afectos a semeia para depois, ternamente, lhe pedir o fruto.

sábado, junho 10, 2006

TERNO BESTIÁRIO *

O MELRO

"A força das vozes dos melros só é equiparável à sua pureza. É um jorro límpido, de uma flexibilidade e de uma transparência que enlevam. Que benção é voltar a ver a luz matinal ouvindo o canto dos melros na sebe! Pelas lâminas das persianas o jovem sol invade o quarto com os primeiros raios. O dorminhoco apercebe-se dessa luz, como se ela fosse uma lâmina de água que viesse lamber um degrau na orla de um cais, e já se ergue a barca. É um sono suspenso, balançado, em que se despertam folhagens, em que se espraiam traços sonoros mais alegres do que toda a música humana. E, de repente, a consciência regressa: os melros cantam."

Maurice Genevoix in Terno Bestiário


* Título de um dos Bestiários escritos por Maurice Genevoix, autor cuja " obra vasta e diversificada, toda dedicada à natureza, ao rio, à floresta, à vida universal, reconduz os homens de hoje às realidades calorosas que estavam prestes a esquecer."

1 Comments:

At 11 junho, 2006 16:13, Blogger Cantar ao Sol e à Lua said...

Na verdade é uma benção voltar a ouvir os melros. É aliás uma satisfação voltar a vê-los pela cidade e, sobretudo, ali no nosso cantinho rural desafiando os canários. A sua visita é regular e quase sempre quando o pôr-do-sol se faz anunciar. E, à medida que o tempo avança até a nossa presença se vai tornando possível...Abraços e que bela lembrança esta do "Terno Bestiário"

 

Enviar um comentário

<< Home

Exercise