ALENBIO

O blogue da cultura e das culturas. Da cultura de quem vive e sente o pulsar da Terra. E das culturas que vivificam a terra e o sonho de quem de afectos a semeia para depois, ternamente, lhe pedir o fruto.

quinta-feira, setembro 22, 2005

OFICINA DA TERRA CRUA

Experimentação e produção de materiais de construção ecológicos

Este artigo pretende sensibilizar-vos para o tema da construção ecológica, pedindo a vossa participação e adesão à rede de recolha e reciclagem de materiais naturais que o atelier SLA está actualmente a preparar.

Ecologia na arquitectura com materiais naturais

Em nome de uma construção mais sustentável, a arquitectura deve determinar opções correctas quanto à gestão dos principais recursos ambientais hoje em risco: a água, a energia, os materiais e o solo fértil. Ou seja, promover a construção ecológica. Um dos materiais de excelência para a construção ecológica é a terra crua, não só pelas suas qualidades no que diz respeito ao conforto ambiental em edifícios, mas também pelo custo energético primário nulo e custos de transformação mínimos. A construção em terra crua, quando comparada com o somatório de custos externos, sobretudo energéticos, provenientes dos métodos de construção baseados na utilização do cimento, do ferro e do tijolo cozido, torna-se muito mais económica e eco-eficiente.

Uma oficina da terra crua em construção

O atelier SLA começou as suas investigações sobre a construção em terra crua há alguns anos e tem vindo a fazer projectos e experiências na sequência dos princípios da arquitectura ecológica. Actualmente está a preparar a montagem de uma oficina experimental para testar a incorporação de diversos materiais na terra crua, visando a criação de materiais prontos a utilizar em “construção seca” e que cumpram exigências de desempenho térmico mais elevadas.
A cortiça, a palha, os desperdícios do tijolo ou outras fibras ou resíduos vegetais como o cânhamo, são materiais cujo comportamento queremos explorar em conjugação com a terra crua.
Seguir a evolução da construção contemporânea em terra e experimentar para inovar são os principais objectivos da oficina da terra crua. A primeira fase de actividade consistirá na produção de protótipos de materiais à base de terra crua com incorporação de outros materiais que possam contribuir para a diversificação e aperfeiçoamento destes novos produtos para a construção. É para esta fase que se pede a participação de todos, sobretudo dos produtores de agricultura biológica que produzam desperdícios para os quais não tenham um destino final e que estejam interessados em aderir a este projecto.
A rede de recolha e reciclagem está a ser constituída na oficina do atelier SLA, estando prevista a distribuição de embalagens para a colocação dos desperdícios imperecíveis, que serão recolhidos com a frequência necessária. Todos os materiais naturais imperecíveis (e provenientes de cultivo biológico) podem ser úteis, pois só a experiência e a avaliação dos resultados obtidos para cada material poderão demonstrar quais os mais eficazes e para que fins.

Joana Mourão, Margarida Pereira, Micaela Sobral, Vera Schmidberger
SLA – Rua Prof. Veiga Ferreira 4-A 1600-800 Lisboa
Tel./Fax 217575945 e-mail:
sla@sapo.pt

ATENÇÃO: os diversos materiais sugeridos neste artigo – rolhas de cortiça (sem plásticos), conchas de moluscos, resíduos da debulha de arroz, cascas de cereais, cascas de frutos secos, desperdícios do tijolo e da madeira, fibras vegetais várias, etc. podem ser entregues na Biocoop ou na Oficina da Terra Crua em Telheiras. Obrigado pela colaboração!

In Figo Maduro Boletim Informativo da Biocoop (artigo adaptado)

Exercise