ALENBIO

O blogue da cultura e das culturas. Da cultura de quem vive e sente o pulsar da Terra. E das culturas que vivificam a terra e o sonho de quem de afectos a semeia para depois, ternamente, lhe pedir o fruto.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

DIVAGANDO DEVAGAR (SOBRE UM LUGAR ESPECIAL) II




Endovélico era uma das divindades do panteão lusitano a que se prestava culto na Rocha da Mina, afloramento rochoso junto à ribeira de Lucefecit, no concelho do Alandroal.
Tratava-se de um culto de grande importância e terá sido, por isso, adoptado e adaptado pelos romanos que o transferiram para um outeiro perto de Terena (S.Miguel da Mota) construindo-lhe aí um templo.
A interpretação dos materiais arqueológicos encontrados neste local, demonstram a crença em Endovélico como deus da fertilidade e do amor, da cura e da regeneração dos homens, condutor das almas e protector dos viajantes. No entanto, esta sobreposição de atribuições num único deus, parece sugerir uma crença mais primitiva numa Grande Deusa primordial, cuja força telúrica e lunar dominava a luz e as trevas, a vida e a morte. E o renascimento.

(Texto resumido de O Santuário Alentejano de S.Miguel da Mota de Gabriela Morais)

4 Comments:

At 17 fevereiro, 2006 00:24, Anonymous Anónimo said...

O colérico Deus Colesterólico, através do ensurdecedor assobiar nos saxofones pelos seu Anjos Gordos, enviou-me uma mensagem:
no próximo fim de semana há feira do queijo em Serpa.
Há ocasião melhor para aprofundarmos as trevas que nos coalham?

Beijos

Luigi (neo-digital)

 
At 17 fevereiro, 2006 22:15, Blogger Alenbio said...

Coalhadas ou não, as trevas são sempre boas para aprofundar seja o que for. E com a ajuda dos deuses e dos anjos gordos não há queijos que resistam...

Beijos (analógicos) para um neo-digital.

 
At 20 fevereiro, 2006 19:38, Blogger Ricardo Pereira said...

olá "alenbio" tudo bem contigo? não sei como descobriste o perfectvisions mas fiquei muito contente por saber que não te ficas-te só por descobri-lo dando-te ao trabalho de deixar um comentário...isso é muito importante para que o trabalho dos bloguistas possa evoluir...
um abraço.
Ricardo Pereira

 
At 21 fevereiro, 2006 16:40, Blogger Cantar ao Sol e à Lua said...

Aqui vai um abraço não para a Grande Deusa, mas para vocês forças telúricas, lunares e solares que connosco partilham a vida.

 

Enviar um comentário

<< Home

Exercise